Linhas de Pesquisa
O Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento (Observatório da Saúde e Meio Ambiente do Sertão Produtivo), tem como objetivo: realizar pesquisas interdisciplinares e multidisciplinares com enfoque principalmente nos seguintes temas:
- Saúde planetária e Organização Mundial da Saúde – OMS;
- Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 (ODS);
- Direito às Cidades e comunidades sustentáveis;
- Diagnósticos regionalizados sobre da saúde, epidemiológicos, sanitários, socioambientais e desenvolvimentistas;
- Saúde e Meio Ambiente no contexto do Sertão Produtivo e do Semiárido Baiano;
- Saúde Mental e Qualidade de Vida.
- Saúde e Divulgação Científica
- Meio Ambiente & Saúde no Sertão Produtivo.
Iniciação Científica
A Iniciação Científica no âmbito do CESAD Tem o condão de despertar a vocação científica e fomentar a formação de novos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, bem como em estudantes de graduação com a participação ativa em projetos de pesquisa devidamente vinculados à FIPGuanambi, orientados por docentes-pesquisadores.
Consoante Regulamento Institucional, são objetivos do Programa de Iniciação Científica:
Em relação à Instituição:
- Contribuir para introduzir sistematicamente a pesquisa na graduação e para a institucionalização de práticas investigativas, no âmbito das FIPGUANAMBI.
- Incentivar a instituição à formulação de uma política de pesquisa para a iniciação científica na graduação para o atendimento aos projetos de investigação científica.
- Propiciar condições institucionais para o atendimento aos projetos de iniciação científica para que as ações institucionais sejam mais produtivas e competitivas na elaboração e divulgação do saber.
- Fortalecer a credibilidade institucional quanto à avaliação interna e externa.
Em relação aos discentes:
- Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua efetiva participação em projetos de iniciação científica, introduzindo-o nos domínios dos diferentes campos do conhecimento científico e filosófico.
- Estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com problemas de pesquisa.
- Despertar uma nova mentalidade em relação às atividades de investigação.
- Preparar os discentes participantes do Programa de Iniciação Científica para o acesso à pós-graduação.
- Fomentar a produção acadêmica dos discentes desta Instituição de Ensino.
Em relação aos docentes:
- Estimular professores orientadores a engajarem estudantes de graduação interessados no processo acadêmico da iniciação científica, otimizando a capacidade de orientação e investigação nas FIPGUANAMBI.
- Estimular e apoiar tanto a produção científica quanto a sua divulgação junto aos acadêmicos engajados no processo da iniciação científica, buscando o aumento da produção científica dos docentes.
- Contribuir para a qualidade do processo ensino/aprendizagem.
Bases relevantes na Medicina:
- BioMed Central – Springer Nature
- Revista Brasileira de Educação Médica – SciELO
- Revista Brasileira de Educação Médica – ABEM