Sobre o Grupo:
O Grupo de Pesquisa em Saúde Pública e Direito à Cidade Sustentável se dedica a investigar as complexas transformações urbanas, especialmente no Semiárido brasileiro, que envolvem aspectos sociais, ambientais e econômicos. Com base em diretrizes internacionais como a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de instrumentos jurídicos como o Estatuto da Cidade. O objetivo é analisar e monitorar as políticas urbanas e suas implicações na saúde pública, considerando as desigualdades sociais, culturais e econômicas que afetam as populações urbanas. O grupo se propõe a fornecer subsídios técnico-científicos para a sociedade civil organizada, de modo a incentivar a participação em debates sobre políticas e projetos urbanos voltados para a melhoria do ambiente urbano e da saúde pública. A análise das peculiaridades sócio-espaciais e a identificação de indicadores regionais são fundamentais para entender os desafios locais. Nesse sentido, o uso de indicadores ambientais, instrumentos de pesquisa de campo e outras metodologias específicas se torna crucial para compreender as interações entre o ambiente urbano e a saúde da população, orientando a construção de soluções sustentáveis e integradas para as cidades.
- Líder: Prof. Me. Felipe Teixeira Dias (Doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG)
- Vice-Líder: Profa. Deborah Marques Pereira (Doutoranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG)
- Pesquisadores(as)/Colaboradores(as): Profa. Debora Oliveira Lima (Especialista em Empreendedorismo, Graduada em Administração pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB)
Equipe Discente (Medicina):
- Ana Luísa Carvalho Maciel
- Giovanna Lelis Ladeia Brito
- Jeniffer de Souza Costa
- Matheus Araújo Rodrigues
- Victor Gabriel Soares
Projetos em Execução:
- Análise das mudanças no Microclima de Guanambi/Ba e seus Reflexos na População Local (Aprovado pelo Comitê de Ética -UNIFIPMOC).
- Análise da Relação Saúde-Doença a partir de Indicadores Ambientais de Guanambi e seus reflexos no Desenvolvimento Social.
Egressos(as) de Iniciação Científica: