Contextualização
Pensar, discutir e avaliar os problemas que decorrem do binômio Saúde e Meio Ambiente, indubitavelmente têm se tornado um desafio global. Nesse contexto, diagnosticar e promover discussões para solução de problemáticas regionalizadas, tornam-se uma lacuna que desafia aos diversos setores sociais, sejam públicos ou privados. Diante disso, uma importante agenda é pautada pela Organizações das Nações Unidas, como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (United Nations, 2023).
Com efeito, os diversos setores políticos globais, estimulam um pensar global, mas, um agir local. Essa premissa corresponde aos diversos fenômenos urbanos e ambientais que se diferem entre os contextos e entre os territórios, permitindo ambientes pluriculturais, com peculiaridades e demandas territoriais específicas. No contexto da Bahia, existem diversas culturas e territórios que se caracterizam por dinâmicas próprias, estimuladas por atividades socioeconômicas e padrões ambientais característicos, a exemplo, o território do Sertão Produtivo (BAHIA, 2017).
Acerca do Sertão Produtivo (Figura ao lado), este, caracteriza-se por sua composição de 19 municípios (BAHIA, 2017) de pequeno porte, com exceção de Guanambi, que nas últimas décadas revestiu-se de uma dinâmica de cidade de Pequeno-Médio Porte, devido aos investimentos em diversos setores econômicos, mas, destacando-se como polo regional de educação (FIP-GBI, 2020). A cidade sede com nome homônimo, ou seja, Guanambi, possui diversas Instituições de Ensino e Ensino Superior – IES, as quais, têm viabilizado e centralizado as ações de Ensino-Pesquisa-Extensão do território.
Ressalta-se que um importante aliado na tomada de decisões, planejamento, diagnósticos é o eixo Universitário, capaz de articular programas, projetos e ações que envolvam o Ensino-Pesquisa-Extensão e, sem dúvidas a capacidade de inovação (Gonçalves, 2016). No contexto de Guanambi, a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi anteriormente (Faculdades Integradas Padrão – FIP Guanambi), têm se posicionado acerca da consolidação das atividades integradoras de Pesquisa, Extensão e Inovação (FIP-GBI, 2020).
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi busca excelência do tripé: Ensino-Pesquisa-Extensão, e para tanto, possuem como proposta inovadora, a inserção do curso de Medicina em uma formação humanística, regionalizada, inserida na comunidade e atenta à solução dos problemas de saúde pública e privada (FIP-GBI, 2020). Em função disso, e aliada aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, as FIP-GBI articulam programas e projetos interdisciplinares cujo eixo temático perpassa pela Saúde e Meio Ambiente, entendendo esse binômio como essencial para a formação de seus estudantes.
Assim, partindo-se do tema de estudo-observacional: Saúde e Meio Ambiente, bem como, das peculiaridades que se inserem na identidade do Território do Sertão Produtivo, surge a necessidade de articular um projeto denominado “Observatório da Saúde e Meio Ambiente do Sertão Produtivo”. A projeção de um Observatório dos temas de Saúde e Meio Ambiente surge como proposta inovadora e corresponde a uma demanda pela inserção social dos estudantes e profissionais das FIP-GBI.
Além disso, o Observatório surge com a proposta de diagnosticar, analisar e avaliar o tema proposto, principalmente através das técnicas observacionais e laboratoriais. A criação de um Observatório, enquanto instrumento de atuação do Centro de Pesquisas das FIP-GBI, justifica-se em: 1) atividades integradoras entre Pesquisa-Extensão-Inovação; 2) promoção de projetos interdisciplinares e multidisciplinares correspondente a uma formação técnico-científica; 3) promoção de atuação comunitária e estudos focalizados no território de atuação; 4) articulação entre o ambiente universitário e gestores municipais; 5) atenção em todos os níveis em face da Saúde e do Meio Ambiente no Sertão Produtivo.
Estrutura e Eixos do Projeto
- Pesquisa Contemplada/Fomentada pelo Afycionados por Ciência – Projeto aprovado pela Comissão de Pesquisa da Afya Educacional. O edital Afycionados por Ciência visa estimular os pesquisadores em atividades de cunho científico, tecnológico, profissional e artístico-cultural.
Objetivos e Impacto Social
A missão do projeto se alinha diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). A proposta busca não apenas entender e mapear os desafios locais, mas também envolver a comunidade e os estudantes de medicina em uma ação conjunta para promover o bem-estar e a sustentabilidade.
Colaboração Multidisciplinar
Uma das forças do projeto é sua natureza interdisciplinar. Ele envolve profissionais de diversas áreas:
- Arquitetos e geógrafos para discutir o planejamento urbano sustentável;
- Biólogos para monitoramento ambiental e questões ecológicas;
- Médicos e estudantes de Medicina e outros profissionais de saúde para abordar os impactos ambientais na saúde das populações;
- Juristas para tratar do direito à cidade e à saúde ambiental.
Pilar de Produção e Difusão de Conhecimento
O site oficial do Observatório se destaca como a principal plataforma de comunicação, servindo não apenas para disseminação de pesquisas científicas, mas também para engajamento com a população e transparência nas ações. A produção de conhecimento científico será fundamental para criar soluções inovadoras, baseadas em dados, para os desafios urbanos e ambientais enfrentados por cidades do Sertão Produtivo.
Benefícios para a Comunidade e a Sustentabilidade
Ao combinar a pesquisa científica com a prática comunitária, o projeto oferece um modelo de desenvolvimento urbano que pode servir de referência para outras regiões com características similares. A atuação de estudantes e profissionais da saúde, juntamente com a participação ativa da comunidade, cria uma dinâmica de colaboração que favorece soluções sustentáveis e socialmente inclusivas.
Referências
- BAHIA. (2017). 13 l Sertão Produtivo. Identidade Territorial Da Bahia. http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/01_divisao_territorial_2/13_sertao_produtivo.pdf
- FIP-GBI. (2020). PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2020 a 2024 GUANAMBI-BAHIA. Faculdades Integradas Padrão – FIP GUANAMBI. https://assets.fip-gbi.edu.br/arquivos/2022/academico/pdi-fip-guanambi.pdf
- Gonçalves, N. G. (2016). Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, 33(3), 1229–1256. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1229
- United Nations. (2023). Sustainable Development Goals. SDG – Department of Economic and Social Affairs. https://sdgs.un.org/goals/


